terça-feira, 7 de junho de 2011

Frida Kahlo



Frida Kahlo nasceu em 06 de julho de 1907, na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul em Coyoacán (hoje em dia distrito da Cidade do México).
Durante toda sua vida teve muitos problemas de saúde, o que a fizeram se vestir de uma maneira que se tornou sua marca pessoal: primeiramente com calças, e depois longas e exóticas saias.
André Breton classificou sua obra como surrealista, porém, mais tarde, ela mesma declarou "Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade."
Em 1928, entrou para o partido comunista, onde conheceu seu primeiro marido, Diego Rivera.

Auto-retrato em um vestido de veludo (1926)

Seu primeiro casamento foi super tumultuado, pois os dois tinham temperamento forte e casos extra conjugais. Frida era bissexual, e Rivera aceitava abertamente seus relacionamentos com mulheres, mas não aceitava os casos da esposa com homens.
Descobriu que seu marido mantinha um relacionamento com sua irmã mais nova, Cristina, a muitos anos, o que a revoltou. Num ato de fúria, cortou seu próprio cabelo (que era bem grande) em frente ao espelho. Fez isso pois o amor que sentia por Diego era tão grande que não conseguiu se vingar atacando a ele, então atacou a si própria.

Retrato de minha irmã Cristina (1928)

Após este episódio, viveu muitos amores, com homens e mulheres, mas em 1940 une-se novamente a Diego. O segundo casamento foi tão tempestuoso quanto o primeiro, marcado por brigas violentas.
Ao voltar para o marido construiu uma casa igual a dele do lado da que tinham vivido. Essa casa era liga por uma ponte, e eles se encontravam durante a madrugada.

Diego en mi pensamiento (1943)

* Em 2002 foi lançado o filme Frida, que conta a história da artista, que é interpretada pela atriz Salma Hayek.
* Sua vida e sua obra inspiram filmes, artistas e também a moda.

Christian Lacroix Couture (2009)

Para os interessados pela moda de Frida (e do México), há o livro El ropero de Frida, que conta a história de uma mala de roupas que foi encontrada no banheiro de sua casa (super habitada) e que hoje funciona como museu.  Frida comprava peças de várias regiões do México e de países latinos e gostava de participar de todo o processo de criação de suas roupas, feitas sob medida para seu corpo mignon e sofrido.




Editoriais de moda

Editorial Revista Cult






Editorial Vogue México





Editorial Vogue Turquia

     
Claudia Schiffer como Frida Kahlo




“É preciso ter força para rir, relaxar e ser leve. A tragédia é ridícula.” Frida Kahlo


Por Natasha Horski

Nenhum comentário:

Postar um comentário